The Breakfast Club

Há 31 anos, um grande sucesso surgia nos cinemas para marcar a vida de muitos adolescentes pelo mundo afora. The Breakfast Club ou Clube dos Cinco aqui nas terras tupiniquins, é um nostálgico filme de 1985 que conta a história de cinco adolescentes representantes de distintos esteriótipos que passam um dia inteiro de sábado na detenção por terem se comportarem mal na escola. O Clube dos Cinco é até hoje um filme que reflete muito bem a época colegial da vida de muitos jovens por aí…
 
Post oficial do filme – Fonte: Google Imagens
O filme é uma obra de criação norte-americana do gênero drama-comédia escrita e dirigida por John Hughes (O rei dos anos 80, com outros filmes marcantes como “Se esqueceram de mim” e “Curtindo a Vida adoidado”, entre outros) produzida em 1985. É estrelado por Emilio Estevez, no papel de Andrew Clark; Anthony Michael Hall interpretando Brian Johnson; Judd Nelson como John Bender; Molly Ringwald no papel de Claire Standish; e Ally Sheedy como Allison Reynolds; e também Paul Gleason no papel do Diretor Richard Vernon e John Kapelos como o zelador Carl Reed. A música Don’t you (Forget About Me) de Simple Minds foi a música tema do longa, fazendo muito sucesso na época e digna de ser escutada aqui agora nesse instante (Click aqui). 

Elenco do filme ao lado de John Hughes – fonte: Google imagens

Sinopse:

A história se passa na escola fictícia de Shermer High School em Chicago no estado americano de Illinois, onde cinco estudantes que não pertencem aos mesmo grupos sociais e que não compartilham os mesmos gostos e estilos, são punidos severamente por terem cometidos certas infrações. Dessa forma, com um dia inteiro de sábado de detenção na biblioteca da escola, cada um é obrigado a escrever uma redação de 1.000 palavras dizendo o que pensa de si mesmoNo início, eles percebem o quão diferentes são um do outro e isso gera alguns conflitos entre eles que, nas circunstancias ali apresentadas, se deixam levar pelos estereótipos que tanto os distanciam. Só que, ao longo da trama, eles vão descobrindo que, diante dos seus erros, defeitos e qualidades, são tão iguais que acabam se identificando aos poucos e se aproximando uns dos outros, transformando aquela interação desordenada em uma espécie de amizade. 

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.

Os alunos são punidos e em silêncio, sob as ordens do diretor e principal antagonista, Ricahrd Vernon (Paul Gleason)na biblioteca da escola (lugar onde se passa a maior parte da história), e são obrigados a fazer relatórios de si mesmos. Eles devem permanecer num período de 8 horas e 54 minutos fazendo tal atividade.  John Bender (Judd Nelson), que é caracterizado  por ser um malandro rebelde metido a valentãotem uma péssima relação com o diretor e se nega a fazer as atividades passadas por ele.  Sozinhos, todos os alunos começam a se estranharem por serem diferentes uns dos outros, o que acaba promovendo certas discussões envolvendo, principalmente, o marginal John Bender, que provoca incessantemente seus colegas, em particular a patricinha Claire Standish (Molly Ringwaldque se vê injuriada com as ofensas de John. O atleta  Andrew Clark (Emilio Estevez), por sua vez, tenta até defender a garota, enquanto nerd Brian Johnson (Anthony Michael Hall), que sem ter como se defender, aceita os confrontos de John sem fazer nada. Allison Reynolds (Ally Sheedy) no entanto, acaba por ficar, na maior parte do tempo, quieta em seu lugar, sem interagir muito no início, pois ela é aquela pessoa da qual é ignorada por todos.

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.
No passar das horas, eles meio que vão se acostumando com aquilo tudo e vão se abrindo em conversas em certos momentos. Chegam a se descontraírem um com o outro, e aos poucos, vão descobrindo diversas coisas a respeito deles mesmo e se aproximando e transformando as relações antes disturbadas. Conversa vai e conversa vem, eles vão falando de suas vidas e vão desabafando sobre seus problemas, como o fato de Andrew Clark ser atleta e ter conflitos com seu pai que deseja que ele se torne um grande atleta, mesmo que isso o faça passar por cima de outras pessoas, mais o motivo dele está ali junto com os outros personagens; o marginal John Bender que convive com uma família problemática que o abusa desde pequeno; a quieta Allison Reynolds que é ignorada pela própria família e tem problemas graves de mentir compulsivamente; a patricinha Claire Standish que é mimada pelos e sente vergonha por confessar ser virgem; e o nerd Brian que tentou suicídio depois de tirar uma nota ruim na escola com medo de decepcionar seus pais que tanto o pressiona.

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.
No final, eles vão percebendo que diante dos seus problemas juvenis, existe algo que os unem, mesmo sendo pessoas com gostos e estilos tão distintos. E que por mais que as coisas não mudem para cada um deles, pretendem permanecer com aquilo que criaram ali dentro: a amizade. Não importa a diferença que existe entre eles, pois no fundo, eles são iguais

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.
O filme trás muita diversão e muita emoção ao mesmo tempo. As atuações dos atores foram perfeitas, especialmente falando do ator Judd Nelson que fez extraordinariamente um típico marginal de escola; tirando Paul Gleason, que deu vida ao diretor Vernon e fez bem na atuação de um diretor carrasco e durão. Os outros atores também se saíram muito bem nessa e não deixaram a desejar. No decorrer da história, algumas musicas e sons são tocados e até dança rola entre os personagens principais, num estilo bem anos 80 e com muita loucura. Como não lembrar daquela cançãozinha que John Bender canta?
l
“Quero ser Membro da Força Aérea
Quero Levar Uma Vida Perigosa
Muitos Perigos Vou Enfrentar
E Muitas Glorias Vou Conquistar”

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.

O filme é de fato muito bom. A nota que se dá pelo conjunto da obra, desde a ideia magnífica, roteiro, atuação, ambientação e cenários; musicas, e mais alguma coisa que não me vem a cabeça no instante, é um justo 10. Se você ainda não assistiu, não perca tempo, dê uma conferida, é uma mega experiencia, você certamente vai gostar.

Clube dos Cinco – Fonte: Tumblr.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s