Preciosa: UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

preciosa_destaque
 
Recentemente assistir a um filme bastante interessante e por ter gostado dele, resolvi compartilhar com vocês essa que pode ser uma boa dica de filme para uma possível programação de final de semana. O filme se chama Preciosa – Uma história de esperança (Precious), ele é  baseado num livro chamado “Push” da escritora americana Sapphire e conta a sofrida estória de uma adolescente pobre e negra que leva uma vida indigna cheia de privações e violências.
 
É 1987, o auge de grandes movimentos igualitaristas que eclodiram na cidade de Nova York, sobretudo no bairro do Harlem, local tradicional da cultura afrodescendente americana. Na estória nos deparamos com uma personagem bastante peculiar que foge totalmente dos padrões femininos que o cinema impõe constantemente: uma jovem americana de 16 anos que é pobre, negra, obesa, analfabeta, humilhada pela mãe e abusada sexualmente pelo pai, com o qual teve dois filhos, sendo o primeiro com síndrome de Down e, ainda por cima, é constantemente vítima de bulliyng na escola e no meio em que vive. Seu nome? Claireece P. Jones (Gabourey Sidibe) ou simplesmente “Preciosa”, como gosta de ser chamada.
  
preciosa-1
 
Esta obra reproduz uma excelente projeção de uma realidade que para muitos passa despercebida aos olhos, mostrando que o cinema nem só de entretenimento pequeno vive e que ele pode ser também uma arte ideal para causas sociais e humanas.
 
download
images
 
Aqui, a vida de Jones é sem boas perspectivas para o futuro. A jovem vive num mundo rodeada de problemas que a afeta drasticamente, especialmente no seu meio familiar, onde é diariamente maltratada  por quem deveria lhe dar o amor que tanto é escasso em sua vida. Por um lado, vemos um pai  alcoólatra que lhe abusa constantemente, dando-lhe até um filho não desejado com problemas sério de saúde; de outro, uma mãe totalmente desequilibrada que a maltrata de todas as formas possíveis, xingando-a e agredindo-a, especificamente, por ter Preciosa “roubado” o marido dela. Não aguentando os problemas, e para amenizar um pouco o sofrimento causado pelas covardias impostas à sua vida, Preciosa tenta se refugiar em suas imaginações onde busca sobretudo se ver como alguém amada e respeitada pelas pessoas, longe da tortura que tanto desgasta e maltrata sua vida.
 
monique-mariah-carey-lenny-kravitz-precious-based-on-novel-push-by-sapphire
 
Depois de ter engravidado pela segunda vez do seu “pai”, Preciosa é suspensa da escola, mas sua Professora Sra. Lichtenstein consegue uma escola alternativa em que ela possa estudar e lidar melhor com seus problemas. Lá, Preciosa conhece várias meninas de sua faixa etária que também compartilham problemas bem similares. De alguma forma Preciosa consegue forças para enfrentar todos os problemas e com ajuda de sua assistente social, interpretada pela cantora e atriz Mariah Carey, e os poucos amigos que consegue fazer, como por exemplo o enfermeiro John (Lenny Kravitz), ela não desiste de lutar e vai em busca de uma vida digna que tanto sonha.
 
Data de lançamento: 12 de fevereiro de 2010 (1h:49min)
Direção: Lee Daniels
Elenco: Gabourey Sidibe: Clarice Preciosa Jones; Mo’Nique: Mary, mãe de Preciosa; Paula Patton: Ms. Rains; Mariah Carey: Senhora Weiss, a assistente social; Lenny Kravitz: John, o enfermeiro; Sherri Shepherd: Cornrows; Angelic Zambrana: Consuelo; Chyna Layne: Rhonda.
Gênero: Drama
Nacionalidade: EUA
 
MCDPUBA EC029
 
Assista ao Trailer
 
 
O filme Preciosa: uma história de Esperança é um ótimo filme, e para quem gosta de temas semelhante ele é sem dúvida uma boa pedida. Com um enredo forte e bastante emocionante, o filme se torna até um pouco claustrofóbico pelo fato de sentirmos aquela realidade que é tão real e torcer para a personagem, da qual a vida é cheia de problemas e desespero, conseguir o que tanto anseia e no mínimo ser feliz.
 
⭐⭐⭐⭐⭐
 
Filme recomendadíssimo.
 
É isso.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s