Os 9 tipos de Inteligência – Identifique quais são as suas!

19

Para muitas pessoas o conceito de inteligência não é algo muito claro, referindo-se basicamente a uma espécie de “habilidade geral” dominada por certos grupos de pessoas, das quais são frequentemente taxadas como simplesmente inteligentes, habilidosas ou mesmo de superdotadas. Além disso, a ideia de que uma pessoa é ou não é inteligente, leva a crer que a inteligência é uma característica do tipo “tudo ou nada”, ou seja, possui-se ou não se possui ela.

unnamed

Mas para teoria das inteligencias múltiplas, desenvolvida pelo neuropsicólogo americano, Howard Gardner, a inteligencia é bem mais ampla do que se imagina, e se divide em oito a nove categorias específicas, justificando assim o fato de algumas pessoas serem boas em matemática e não serem tão boas em esportes físicos, por exemplo.

Dessa forma, segundo a mesma teoria, uma pessoa que é muito boa em cálculos não é mais inteligente do que outra que possui outro tipo de inteligencia.

51PqcB33fML._SY344_BO1,204,203,200_

Quando Gardner lançou seu estudo em 1983 no seu então livro Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences (Estruturas da Mente – a Teoria das Inteligências Múltiplas), ponderava que eram oito modalidades de inteligencia que o cérebro possuía, no entanto, ao passar dos anos, ele foi analisando a existência de uma nova, a qual pôs o nome de inteligencia existencial. Todas você confere logo abaixo:

Lógico-matemática

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

Linguística

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

Espacial

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-cinestésica

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais. É característica de biólogos e geólogos, por exemplo.

Existencial

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

Fonte: UpdateorDie!; Mente Maravilhosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s